segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Moedas de Sol de Ouro - Monedas de Sol de Oro - Peru




O Sol (plural em castelhano: soles; plural em português: sóis) é a unidade monetária do Peru
O Nuevo Sol ou Novo Sol entrou em circulação em 1991 para substituir o altamente inflacionado Inti, que o país tinha adotado em meados do ano de 1985, já que o antigo Sol estava hiper-inflacionado — sem qualquer possibilidade de uso. 

O código monetário ISO 4217 é PEN (o Sol antigo tinha o código PEH, e o inti, o código PEI). 

O nome deriva, por um lado, da divindade solar, como símbolo de poder — referência que já existia no nome do Inti, pois esse era o nome do Deus do Sol dos Incas — e, por outro, pela confusão que terá sido feita em relação à antiga moeda latina Soldo, cujo nome poderá ter levado a crer que existia alguma relação com o Sol-astro. 

Peru tem uma economia parcialmente “dolarizada”, onde 70% da liquidez do sistema bancário tem sido em Dólares estadunidenses. A maioria dos salários e bens de comércio estão em Sóis mas as empresas, e as pessoas escolhem emprestar e poupar em Dólares estadunidenses. 
Devido ao efeito da inflação e instabilidade da moeda muitos bens, como carros, são vendidos em Dólares. Esta dolarização estrangula a economia, porque qualquer depreciação da moeda ou qualquer choque macroeconômico, que realmente produz, aumenta o valor das dívidas e é recessiva.

Com aprovação da norma (lei n° 30381) votada pelo Congresso peruano (Congreso de la República), com o intuito de “facilitar as operações econômicas”, e adaptá-las a realidade da República do Peru. 
A unidade monetária Nuevo Sol (S/.) reverte para simplesmente Sol (S/). 
A lei para mudança de nome entrou em vigor 15 de dezembro de 2015.

Durante o ano de 2016, a unidade monetária do Peru poderia usar o nome do Nuevo Sol ou Sol e seus respectivos símbolos (S/. ou S/).

O Banco de Central de Reserva del Perú (BCRP) determinou que a partir do ano 2018 a unidade monetária em circulação será apenas com nome Sol (S/).


A seguir as minhas moedas de Sol Peruano:

Meio Sol de Ouro 1971 (S/. 0,50):




Meio Sol de Ouro 1976 (S/. 0,50):




Um Sol de Ouro 1948 (S/. 1,00):




Um Sol de Ouro 1951 (S/. 1,00):




Um Sol de Ouro 1967 (S/. 1,00):




Cinco Sóis de Ouro peruanos 1980 (S/. 5,00):


Fontes:
Imagens: acervo particular, minhacolecaodemoedas.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário